Publicado em Lendo e Escrevendo, Sentindo e Escrevendo

Saudade por Fellipe Branco

Em uma das viagens ao blog do Fellipe Branco [http://doencasecronicas.blogspot.com/], eis que me deparo com a descrição emocionante da palavra Saudade. Leia e se emocione também:


“Substantivo feminino que é único. Não existe palavra em outro idioma que seja tão definitiva, que consiga reunir tanto significado. Saudade é um substantivo com alma de verbo intransitivo. E em muitas vezes é eufemismo de algo maior.

Sentir falta ou saudade anda de mãos dadas com a espera. Sentir saudade do que é, do que foi, do que será, do que não foi, do que nunca será e do que certamente será. Saudade.

A palavra que desperta as mais diversas emoções, susto, pasmo, dor, alegria, ardor, ternura, raiva. Palavra que tem a origem nas profundezas da história portuguesa que vem do latim solitas / solitatis que significam solidão e a palavra sofre influencia das palavras salute / salutione / salutare que significam saúde e ainda pode ser sinônima de salvare / salvatione que quer dizer salvar, salvação. Isso pode explicar em partes o tamanho do significado dessa que é a sétima palavra de tradução mais difícil, segundo especialistas.

Mas não dá para teorizar muito sobre, é melhor deixar sentir. E o resto?! Bem, como diria o poeta… “O resto é o mar, é tudo que não sei contar…”

Fellipe Branco”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s