Publicado em Escrevendo, Lendo e Escrevendo, Pensando e Escrevendo

Porque sites de relacionamento não funcionam como o esperado?

Acabei de ler uma matéria do Humberto Maia Junior, jornalista da revista Época. Desencontro à primeira vista fala sobre sites de relacionamento e porque não funciona como o esperado. Como dizia Jack, vamos por partes.

Os maiores sites de relacionamento começam com perguntas para traçar um perfil psicológico da pessoa. Ou seja, em vez de você buscar a si mesmo, entrar em contato com quem você realmente é, ou ir a um terapeuta e parar de dar tiro no pé, você pula essa etapa e já sai traçando um perfil psicológico para o outro. Exatamente. A maioria das pessoas não são sinceras nas perguntas. O seu perfil psicológico não é quem você é, é quem você acredita que o outro deseja que você seja. Não é seu perfil. É a sua máscara da sociedade. E por isso rola o desencontro a 1ª vista, como o título da matéria. Esse para mim é um dos maiores fatores da falha desse método de busca por um(a) parceiro(a).

Partindo do ponto que esse perfil traçado seja o que esta atras da máscara social, esses sites acreditam (como eu) em compatibilidade. Mas isso não é o suficiente. As chances aumentam quando se relaciona com alguém compatível, mas não é garantia de sucesso para o relacionamento. Falo por experiência própria. O que garante o sucesso de um relacionamento? Parafraseando um amigo meu: O que abala um sentimento, seja ele de amizade, amor ou o que quer que seja não é a involução ou evolução das pessoas. É a forma com que as pessoas envolvidas se tratam. (Fernando Freire Jr.). A própria matéria falou isso: ” Segundo o psicólogo americano John Gottman, o estilo de interação entre o casal é o principal determinante do sucesso da relação.“. Ou seja, a forma como o casal se trata é que garante o sucesso ou não do relacionamento. A forma de se tratar é que tem que ser compatível. Ou seja, a forma de amar um ao outro tem que ser compatível.

Na minha opinião, amor não é um só, não tem apenas uma forma ou 4, como diz a Bíblia. Eu parto do princípio que as pessoas são diferentes, e o amor segue essa linha. É amor, mas você ama cada pessoa de uma forma diferente, por ela ser diferente. Me veio a lembrança de uma cena do filme Apenas o fim, aonde o casal fala sobre o que é o amor. Ele compara o amor com  a personalização do lanche do Mc Donald’s. “… eu me sinto melhor porque eu peço para mudar o lanche, sei lá, tirar o picles. Eu me sinto como se estivesse personalizando aquilo que é padronizado. Eu acho que amor é mais ou menos assim. Pode ser uma coisa banalizada, padronizada, ser igual para todo mundo. Ou pode ser único, ser personalizado, só seu.” E eu acredito que funciona assim; é amor, mas personalizado.

Acredito que o método que mais da certo para não só encontrar, mas ter sucesso em uma relação, é tirar a máscara social e entrar em contato com quem você realmente é, para assim, saber o que realmente é compatível. Dá medo, apavora, eu bem sei. Mas vale muito a pena!

Eu fiz uma escolha, escolhi a mim. Mas quando eu me escolhi, não desisti dos outros. Eu apenas preferi ocupar o meu próprio vazio comigo mesma, e assim, o outro pode ocupar o seu real espaço dentro de mim.

Um comentário em “Porque sites de relacionamento não funcionam como o esperado?

  1. SITES DE NAMORO NÃO FUNCIONAM POR UMA RAZÃO MUITO SIMPLES:

    A imensa maioria das mulheres que faz cadastro em sites de relacionamento só quer “aparecer”! Colocam fotos fazendo caras e bocas, e outras mostrando o corpinho bonito porque querem se sentir desejadas; e recebem um monte de mensagens que elas nem se dão ao trabalho de responder!!! Se fisessem alguma questão de conhecer alguém, pelo menos se comunicariam com os homens que tentam entrar em contato com elas. Escrevem em seus perfis que sua intenção é iniciar um relacionamento, encontrar a alma gêmea, fazer amizades e blá,blá,blá.. Pura ladainha de mulher imatura e insegura!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s