Publicado em Diário, Escrevendo, Pensando e Escrevendo, Reflexão Do Dia, Sentindo e Escrevendo

Sobre Responsabilidade Afetiva

poetic-and-absorbing-wavy-animated-gifs-6

 

O que eu entendo sobre responsabilidade afetiva não tem só a ver com relacionamentos amorosos e nem apenas com o outro ser humano.

Temos a máxima do pequeno príncipe:
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Mas acredito que também tem a ver com os nossos próprios sentimentos. Ter responsabilidade afetiva com o outro e com nós mesmos.

Então, partindo desse princípio, responsabilidade afetiva tem a ver com honestidade e clareza.

Na prática, creio que tem perguntas que devemos fazer ao outro e a nós mesmos frequentemente:

  • Você está bem?
    Eu estou bem?
  • Você está confortável com essa minha atitude?
    Eu estou confortável com essa atitude da pessoa?
  • Como você está depois que fiz tal coisa?
    Como estou depois que a pessoa fez tal coisa?
  • Como podemos fazer você ficar confortável?
    Como podemos fazer eu ficar confortável?

E essas questões devem ser externadas. (até porque ninguém tem bola de cristal, né mores!)

Sendo assim, quando se fala que no término precisa de responsabilidade afetiva, na verdade é uma construção. Se não teve responsabilidade afetiva no término, é que em algum momento ela se perdeu na relação.
Ou nem se quer foi construída.

Autor:

Me transformando no que eu sempre quis ser.

Deixe um comentário

